sábado, 21 de agosto de 2010

Recado da Viviane, da UNIVAS - I

Usuários da Saúde Mental de Campinas inauguram a rádio web Rádio Maluco Beleza

Conquista histórica: uma rádio protagonizada por pessoas que fazem tratamento mental era um antigo sonho que a partir de 1o de setembro se torna realidade.

O Ponto de Cultura Maluco Beleza inaugura dia 1º de setembro, a partir das 8h, a rádio Maluco Beleza online. O projeto, inédito no Brasil, trará 23 programas semanais de meia hora cada, protagonizados por usuários de serviços de saúde mental de Campinas, além de algumas iniciativas de outras pessoas da comunidade e grupos sociais da cidade. São quinze horas de programação diária. A emissora vai ao ar diariamente das 8h às 23h. Para acessá-la, basta entrar no site www.candido.org.br e clicar no link: “Rádio Maluco Beleza online”, no canto superior esquerdo da tela.
Para comemorar esta conquista, no dia 31 de agosto, das 13 às 17h, acontece uma festa no Cândido Ferreira, com a presença dos participantes da rádio, que na ocasião devem falar sobre seus respectivos programas. Além disso, uma programação cultural promete animar a tarde. O evento conta com apresentações do grupo Coletivo da Música, formado por usuários da Saúde Mental; da Roda de Ciranda, com o cirandeiro Roberto Harari, e a Folia de Reis, com o grupo Reis de Ases.
A grade de programação inicial da Rádio Maluco Beleza vai ao ar até janeiro do próximo ano (ver grade completa no final do texto). A intenção é alterar a programação a cada quatro meses. Novos projetos podem ser encaminhados para o Conselho da Rádio, que analisará a viabilidade de inclusão na próxima grade. Os programas que pretendem participar não precisam estar diretamente ligados à saúde mental, mas devem impreterivelmente estar relacionados à promoção dos direitos humanos e da cidadania.
A Maluco Beleza online aposta na diversidade cultural e na pluralidade de ideias, contemplando programas feitos por idosos, crianças, menores em situação de rua e artistas populares, além de profissionais e usuários da saúde mental. Os programas abordam os mais variados temas e são voltados a diferentes públicos. O Programa Maluco Beleza, que deu origem a toda esta história, será reapresentado em diversos horários ao longo da programação.
O sonho de se ter uma rádio própria para a Saúde Mental surgiu em meados de 2002, no início de um projeto de comunicação para os usuários. A ideia era inaugurar uma rádio comunitária, mas o distrito de Sousas, onde a rádio teria sua sede, já contava com uma outra rádio comunitária em funcionamento, o que inviabilizou o projeto. Pouco depois, o Cândido firmou uma parceria com a Rádio Educativa de Campinas, que passou a veicular um programa mensal protagonizado por pessoas que fazem tratamento mental: o programa Maluco Beleza.
Baseado na técnica da comunicação comunitária, os participantes do programa Maluco Beleza têm a oportunidade de revelar seus pontos de vista para toda a sociedade, mostrando o quanto são possuidores de uma cultura e o quanto não são alienados. O objetivo é diminuir o preconceito que ainda existe em parte da população com relação aos portadores de sofrimento mental e à loucura.
Em 2008, o Maluco Beleza foi reconhecido como Ponto de Cultura e passou a ter uma sede, com um estúdio próprio, no Cândido Ferreira, em Sousas. A ideia de inaugurar uma emissora de rádio voltou a ganhar força, agora como uma rádio web. Hoje o Maluco Beleza é um Ponto de Cultura, vinculado ao Governo do Estado de São Paulo, e conta com a parceria da Associação Cornélia Vlieg e do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.
Apesar da inauguração de uma rádio web, a parceira com a Rádio Educativa e o Programa Maluco Beleza continuam. Os participantes do programa querem que todos da sua comunidade ouçam suas mensagens pela Rádio Educativa, que é mais acessível, uma vez que a acessibilidade a computadores ainda é pequena e restrita a poucos.
Se por um lado a acessibilidade a Internet ainda é restrita no país, por outro a criação de uma rádio on line possibilita que extrapolemos as barreiras da cidade de Campinas, que até hoje ouviam as mensagens produzidas pelos loucu-tores do programa. Com a rádio web, objetiva-se falar pelo mundo e inaugurar uma nova fase de comunicação mais globalizada com outros lugares distantes e inesperados por meio de infinitas trocas, que ainda não podemos imaginar o poder de alcance.
A inauguração da rádio online é um momento histórico para a Saúde Mental na cidade e marca uma importante conquista no cenário nacional. Quem poderia imaginar a algum tempo atrás que uma instituição psiquiátrica pudesse se transformar de tal forma, que as pessoas em tratamento no serviço conseguissem protagonizar a inauguração de uma emissora de rádio? A Maluco Beleza online promete anunciar boas notícias e ser um canal de comunicação dos direitos do homem e das possibilidades de transformações, criando novos modelos de comunicação em rádio para toda a sociedade.
Em 1991, a partir da parceria com a prefeitura de Campinas, inúmeras transformações começam a ocorrer no Cândido Ferreira, como a constituição de alas mistas e a realização de assembleias de usuários. Ao longo dos anos 90, várias iniciativas começaram a apontar rupturas com o modelo tradicional, entre elas as moradias extra-hospitalares, o Hospital-dia e o Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT). A desospitalização se tornou um processo irreversível, que avançava a cada ano.
A partir de 2000, a criação dos Caps e Centros de Convivência marcam uma nova forma de tratamento em Saúde Mental, com base no convívio social e familiar, tendo como eixos fundamentais a promoção dos direitos humanos e a valorização da cidadania. Atualmente o Cândido gerencia quatro Caps, três Centros de Convivência, 12 Oficinas de Trabalho e um Núcleo de Retaguarda em Campinas.
Logo abaixo, estão as sinopses dos programas e a grade de programação da rádio. Para mais informações, entre em contato com a assessoria de comunicação: José Siqueira (19) 7815-2906, Régis Moreira (19) 7813-3276 e Carla Barreira (19) 7802-3487.

Nenhum comentário:

Postar um comentário